27 de março de 2009

...:: RS Entrevista - BR73



Tivemos um bate papo super descontraído com o guitarrista da banda BR73 que estará em Abril lançando seu primeiro EP. Com seu jeito descontraído e alegre, revela um pouco sobre a história da banda, quais foram às influências na hora de compor as músicas e ainda comenta um pouco sobre o cenário do rock de Salvador. A RS Rock Salvador escutou a banda e recomenda ao seu público. Uma entrevista eu possivelmente ficará marcada na história da RS e da BR73.


1 - Antes de qualquer coisa, contem um pouco sobre o surgimento da banda e o porquê do nome BR73.

A BR73 já é um projeto antigo do vocal Robson e do guitarrista Pedro que já teve varias formações até chegar nessa de hoje, espero eu que seja a definitiva (risos). Bem Pedro já é meu amigo há muito tempo, a gente sempre tocava junto e tal, ai ele me chamou pra tocar na BR73 que naquele momento era Robson, Pedro e Vinicius, então a gente começou a fazer uns ensaios caseiros até ter nossas musicas já ensaiadas e com novos arranjos então a gente jogou um anuncio numa comunidade do Orkut que por força do destino o nosso grande baterista Michel leu e se interessou. Marcamos o ensaio de teste, conhecemos a figura (no começou não levei muita fé), mas quando ele deu a primeira porrada na caixa a gente já sabia que era ele, ai estamos juntos até hoje e espero nunca mais nos separarmos (risos) agora o nome BR73 eu realmente não sei lhe dizer porque (risos).

2 - A banda estará lançando agora em Abril o primeiro EP, o qual já está disponível no Myspace. Na hora de compor as músicas de onde buscaram inspiração?

Cara, eu particularmente busco inspiração em coisas que eu passei, só consigo escrever boas musicas se for dessa forma (risos) não adianta eu querer escrever sobre algo que eu não vivi porque nunca vai ter a mesma emoção.

3 - Através das canções a banda passa alguma mensagem implícita? Se sim qual (is)?

Olha, eu tento realmente em minhas musicas deixar uma mensagem positiva pra quem ouvi, tipo algo, mas do que falar que ta está sofrendo (risos) posso responder por mim que sou um dos compositores da BR, mas todo mundo da banda compõe então fica meio difícil te falar algo pela BR inteira.

4 - O que os fãs da banda podem esperar do lançamento do EP e dessa nova fase da banda?

Aguardem... Mistério (risos).

5 - O que faz a banda BR73 se destacar entre as demais?

A gente tenta realmente fazer arranjos diferentes das demais bandas na musica "Falsas Promessas". A gente começa com uma introdução fazendo alusão ao berimbau uma referencia a Bahia nossa amada terra natal, junto com uma batida de salsa, que já é um ritmo que foge totalmente ao hardcore e quando menos se espera entra o peso do hardcore. Acho que é essa tentativa de fugir do convencional que faz da BR73 uma banda singular.



6 - Qual (is) banda de Hardcore a banda escuta atualmente?

Pô bandas de hardcore? Eu ouço muito outros estilos, como Pop Punk, entre eles: Sum41, Green day, Blink 182, The Offspring, Suicidal tendencies enquanto o hardcore fica por conta de Forfun, Hevo84, entre outras que agora me fugiram a memória. Cara, tenho certeza quando tiver ouvindo meu mp4 vou lembrar de um monte de banda que esqueci de citar (risos).

7 - Como enxergam o cenário rocker de Salvador?

Olha, é um cenário ambíguo por que ao mesmo tempo em que tem bandas excelentes, tem bandas que não tem noção de nada (risos) não vou citar nomes para não falhar com a ética. Sinceramente a Bahia é um lugar difícil pro rock, atualmente as coisas estão melhorando mas ainda não é aquilo que eu visualizo nos meus sonhos.

8 - Nesses dois anos de estrada, o que guardarão como aprendizado?

No meu pouco tempo de BR73 poso-te falar que aprendi muito com essa galera, tanto musicalmente, quanto como pessoa. Aprendi que o respeito é base de qualquer relação e que as bandas devem se ajudar ao invés de terem uma rivalidade que ao meu ver é suicídio, sendo que já temos um cenário complicado e aliar isso a inimizades torna as coisas muito mas difíceis.

9 - Depois do lançamento do EP, quais são os planos da banda?

Fazer shows aqui em Salvador, construir nosso publico e depois tentar conquistar o Brasil, o mundo e quem sabe todo o universo (risos).

10 - Qual a frase que resume a banda BR73?

"Alguém peidei não sei quem fui” (risos), zuera cara eu acho que é "nunca desista dos seus sonhos".

A previa do EP pode ser encontrada no Myspace da banda, http:// www.myspace.com/br73