11 de abril de 2011

A Nova safra de bandas baianas

2010 foi o ano de nascimento para algumas bandas em Salvador e outras ganharam destaque na cena seja pela qualidade do som ou a originalidade nos palcos. A RSMag selecionou seis bandas que mostram os diferentes estilos de som que nasceram na nossa cidade.

Sunday
Sunday: Formada originalmente em 2009, a Leisure (antiga Sunday), passou por diversas formações no se corpo. Finalmente em 2010 o grupo lançou dois singles que alcançaram a marca de 10.000 plays se destacando na página do Purevolume. Atualmente o quarteto formado por, Yuri, PJ, Lipe e Leo se encontram gravando novas canções e se preparam para lançar um forte material esse ano.

Rubra
Rubra: Determinação e Qualidade, com essas duas premissas a banda Rubra mete as caras no cenário rocker baiano. Essa sim é uma banda recém saída do forno. Com menos de 1 ano de vida o grupo formado por Diego, Amanda, Everton, Dauzito e Vinicius já estão arrancando elogios por onde passam. O single "Ainda Existem Flores" já é sucesso em Salvador e até ganhou um belissimo videoclipe pelas mãos do fotógrafo Bruno Sarraf.

Eterian
Eterian: Mais um fruto da capital Baiana, a Eterian veio para ficar! Formada por Júlia, Sérgio, Guilherme, Murilo e Matheus, o quinteto mostra em suas perfomances uma mesclagem de vertentes musicais que acabam por criar a identidade original da banda. A banda atualmente está em gravação e promete pra o final ainda desse semestre duas canções de sua própria autoria, com apenas alguns meses de existência.

Quarteto de Cinco
Quarteto de Cinco: Tecnicamente a banda já tem x anos de estrada. Mas foi em 2010 que a Quarteto de Cinco formada por cinco posturas, estilos e influências distintas conseguiu criar uma base de fãs em Salvador. Depois de uma pequena pausa no começo de 2010 a banda retomou suas atividades e levou o prêmio "Ibahia Garage Band" que garantiu uma vaga para tocar no Festival de Verão. Formada por, Beto, Coelho, João Victor, Silvio de Carvalho e Thiago Gomes.

Converted X
Converted X: Criada no final de 2007 inicio de 2008, a banda ConverteD X (CDX) vem com algo que dentre algum tempo foi esquecido:"Rock e Mudança". Composta por Tiago, Kabelo), Filhote e Fernãoa CDX faz questão de estar em qualquer lugar, seja uma igreja ou em um bordel, desde que tenham maturidade para enfrentar o que há de vir. Ganhou força em 2010 e esse ano entra com tudo para provar que ainda existe um rock de primeira pulsando em Salvador.

Lunata

Lunata: A Lunata surgiu no final de 2009, fez seu primeiro show em 2010 e, em março de 2011, lançou seu primeiro EP, intitulado "Não Esquece o Guarda-Sol", produzido e mixado por Jorge Solovera. Ju Moreira, Gus Carvalho,  Fred Luna, Filipe Costa e Guga Guanaes não eram amigos que formaram uma banda. Eles se reuniram pela música e começaram a se conhecer através dela.